Proponho o seguinte: quando você tiver a oportunidade de se envolver em algum projeto, ideia, iniciativa, negócio ou mesmo um produto, crie uma certa distância, respire fundo e reflita sobre os seguintes aspectos:

Forma
Conteúdo
Propósito

Acredito que o seu motivo, seu encantamento legítimo e a energia que darão sentido àquilo para você, virão do balanço correto entre essas variáveis. Este balanço, claro, é uma decisão sua, tomada com base na sua bagagem pessoal, em suas ações e na sua forma de ver (e viver) o mundo. 

A forma pode se traduzir em ferramentas, plataformas, na estética, parte visível e mais tangível. É também o ambiente escolhido para jogar aquele jogo. Acredito que esta seja a parte mais fácil. Estamos habituados a um olhar mais ferramental, mais instrumental sobre as coisas, tanto é, que muitas vezes a primeira preocupação daqueles que pretendem criar um Curso Online está no formato, na forma e nas ferramentas a serem utilizadas. Seu olhar precisa ir além…

O conteúdo é a mensagem que se extrai daquele empreendimento, daquela conversa, daquele produto. Os valores associados que fazem parte do pacote. Se estivermos falando do seu projeto de Educação Online, o conteúdo não é apenas o programa de aula, a prática ou a ementa mostrada pelo professor, por exemplo, mas os princípios e valores intangíveis que serão entregues junto com o conteúdo da aula. A sua visão de mundo, suas crenças e paixões estarão impregnadas no seu produto, no seu conteúdo. E isso é um dos elementos que tornam o seu projeto único!

Quem se deparar com seu produto, em nosso exemplo aqui, um Curso Online, talvez se pergunte, mesmo inconscientemente, sobre os valores intangíveis que estão sendo prometidos como uma camada agregada à sua oferta. Ou seja: qual mensagem está sendo passada?

Será que você sabe responder a esta questão?

O propósito está ligado à razão – a transformação que se originará do uso daquele produto, da construção daquele projeto, da realização daquele negócio ou como fruto daquele evento, daquela conversa. Sabe aquela situação quando a gente esta envolvido até o último fio do cabelo num projeto, num negócio ou numa conversa e vem aquele incômodo: Como vim parar aqui? O que é que estou fazendo aqui?

Seja fiel aos seus propósitos pessoais: consumir um produto, engajar-se em uma iniciativa ou entrar em uma conversa só tem sentido se te ajudar a construir o mundo no qual você acredita. São as suas convicções e não as crenças dos outros que estão em jogo.

Embora eu tenha a impressão de que a gente venha desenvolvendo mais fortemente um senso crítico ligado à forma, com menor preocupação quanto ao conteúdo e ao propósito, é provável que a sua comunidade espere legitimidade da sua parte, porque há muitas falsas promessas circulando por todos os lados e já estamos ficando cansados disso. Marque esse território!


#DICA: Você pode aprender mais sobre este assunto no CURSO ONLINE GRATUITO com um passo a passo para desenhar o seu primeiro Curso Online.


Para a Educação e para a vida… 

É claro que isso tem tudo a ver com Educação e com Empreender, mas tem muito a ver também com a vida. São suas decisões que moldam o mundo à sua volta. Se você utilizar este exercício como parâmetro para as suas próximas decisões, vai acabar dizendo NÃO ao que não tem real valor para você e talvez consiga dizer SIM ao que de fato interessa.

Talvez a sua comunidade já esteja fazendo exatamente isso…



Se você tem alguma dúvida, precisa de alguma ajuda para decolar com seu negócio de educação online ou quer ampliar a discussão sobre o tema,
deixe seu comentário aqui no final página. E solicite adesão à nossa comunidade para receber dicas, materiais exclusivos e convites para webinars gratuitos que vão te ajudar a criar um negócio de educação online que faça sentido!