Vou confessar. Quando comecei a desenvolver projetos na área de educação online, eu simplesmente não sabia o que estava fazendo. Fui descobrindo aos poucos, ou aos muitos, aos trancos e barrancos, a partir de erros e acertos.

Não havia um guia, não havia projetos de referência, não como o que eu pretendia criar. Estava começando um negócio sobre o qual sabia muito pouco! Mas não posso reclamar dos resultados alcançados até aqui. Aliás, pelo contrário: só gratidão!

Eu já entendia de comunicação, já entendia de educação, mas tinha pouca experiência como empreendedor e, pior que isso, estava apenas começando a entender o poder das Mídias Sociais e tudo o que a Internet poderia, como ambiente, fazer pelo meu negócio e pela educação. Foi uma época incrível, de muito aprendizado – mas eu estava perdido. Terrivelmente perdido, mas incrivelmente apaixonado.

Não vou me alongar nessa história – não desta vez. O meu objetivo aqui é oferecer a você, entusiasta da educação online, o passo a passo que não tive quando comecei a criar meus primeiros cursos online. Quero te poupar tempo, dinheiro e energia, e me sentir realizado só por te ajudar nesta jornada. Uma boa troca, não é?

Assim, unindo a experiência acumulada nos últimos anos, à frente de diversos projetos de Educação Online, à bagagem acumulada na área de comunicação, marketing e publicidade online, e, sobretudo com os aprendizados vividos em quase uma década de ensino superior, criei um checklist para ajudar empreendedores (iniciados ou iniciantes) a montar um projeto de educação online.

Desta reflexão, cheguei a um checklist exclusivo que vai facilitar E MUITO a sua jornada de criar um curso online.

Não é o único modo de fazer, mas eu te garanto que é um modelo eficaz para você começar agora mesmo! Do ponto onde você está, desde que você queira – de verdade – criar um projeto de educação online. Isto porque o que transmito para você aqui não encontrei em livro algum, não copiei de nenhum artigo ou encontrei em blogs espalhados por aí.

É o resultado da prática: de erros e acertos (principalmente erros!) de alguém que cria, experimenta, aprende e vive disso, sonha com isso, pensa nisso e respira esse tema 24 horas por dia. Este sou EU, e a seguir, a minha proposta para você.

Um guia para você tirar suas ideias do papel e criar seu primeiro curso online agora!

1. Comprometa-se consigo mesmo (e em público).
  2. Crie um cronograma plausível, mas não busque o conforto.
  3. Escolha uma área temática, junte material e comece a escrever algo.
  4. Defina sua persona: quem é aquele que precisa do seu conteúdo?
  5. Defina um conteúdo que resolva (de verdade) o problema dessas pessoas.
  6. Crie um roteiro baseado em perguntas: faça uma lista de perguntas relevantes.
  7. Crie slides a partir deste roteiro: cada slide deve responder a uma pergunta.
  8. Defina o que vem dentro do pacote.
  9. Prepare o ambiente (seu canal).
  10. Crie um Lead Magnetic para atrair o seu público.
  11. Defina metas inspiradoras.
  12. Realize uma live e promova seu curso.
  13. Crie uma sequência de emails para a sua base.
  14. Crie um grupo (no WhatsApp, Telegram ou Facebook) para receber sua comunidade: você está criando uma.
  15. Crie uma Lead Page para captar emails e criar uma lista.
  16. Crie uma Página de Vendas e faça seu pré-lançamento.
  17. Divulgue seu curso online através de uma campanha no Facebook.
  18. Realize um laboratório de co-criação com os inscritos (não importa quantos!).
  19. Encerre o ciclo.
  20. Avalie tudo: erros, acertos, ROI e outras métricas.
  21. Relance: e faça ainda melhor!

Agora, escolha as suas ferramentas (gratuitas ou realmente muito baratas) e comece a trabalhar!

Para criar Landing Pages
Para gerenciar seu email marketing
Para realizar streaming (eventos ao vivo)
Para realizar reuniões online com pequenas turmas
Para hospedar seus vídeos
Para criar o ambiente do seu curso
Para hospedar materiais
Para encontrar imagens
Para editar imagens

#DICA: Você pode aprender mais sobre este assunto no CURSO ONLINE GRATUITO com um passo a passo para criar o seu primeiro Curso Online.

Se você tem alguma dúvida, precisa de alguma ajuda para decolar com seu negócio de educação online ou quer ampliar a discussão sobre o tema, deixe seu comentário aqui no final página. E solicite adesão à nossa comunidade para receber dicas, materiais exclusivos e convites para webinars gratuitos que vão te ajudar a criar um negócio de educação online que faça sentido!