A cena é comum: alguém me procura dizendo que quer iniciar um negócio de Educação Online. Para isso já contratou um web designer, uma produtora para criar os vídeos, um desenvolvedor para ajudar na integração com o meio de pagamento, um designer para criar a identidade visual do projeto e a lista segue.
É assustador, mas eu já fiz isso também. No início da minha jornada pela Trespontos Labs, lembro como se fosse hoje, fui às compras: contratei uma agência para criar os materiais de divulgação, contratei um profissional para fazer meu site, outro para fazer um blog e um assistente para me ajudar nas produções, aluguei uma sala num Escritório Virtual, produzi brindes e, quando percebi, já tinha destruído minhas economias antes mesmo de vender uma mísera inscrição. A insegurança, comum no início da jornada empreendedora, muitas vezes acaba nos fazendo olhar demais para coisas que importam menos e isso pode ser o caminho para o fracasso.
#DICA: Você pode aprender mais sobre este assunto no CURSO ONLINE GRATUITO com um passo a passo para criar o seu primeiro Curso Online.
Como diz a sabedoria popular: “feito é inimigo do perfeito”
Por isso, inauguro uma série de episódios daquilo que deve se transformar no Podcast do NED, ainda sem nome, sem cara, sem forma, mas com um conteúdo franco e feito com carinho para ajudar as pessoas a criarem seus primeiros projetos de Educação Online.
Este é o episódio zero dessa empreitada, feito sem nenhum grande investimento em termos de equipamentos, com áudio gravado direto do notebook, seguindo ao máximo a ideia de começar com o que já tenho em mãos e começar agora. Não saiu perfeito, mas me sinto muito bem por ver o projeto ganhar o mundo.
Para você fazer também!
Áudio
O áudio foi gravado diretamente do computador, mas você pode utilizar o seu smartphone para isso. Encontre um local silencioso e reservado, apoie o equipamento em um tecido ou espuma (toalha ou travesseiro resolve) para evitar que a vibração do aparelho prejudique a gravação. Isso faz uma diferença enorme!
Não se preocupe tanto com os equipamentos neste primeiro momento. Se você está começando, há coisas mais importantes a fazer, como criar um conteúdo bacana e aprimorar a sua habilidade na condução do show!
Conteúdo
Escreva um texto base para não se perder na hora da gravação. Ensaie muitas vezes, ajuste o texto, busque uma linguagem falada, com a máxima fluidez e naturalidade possível. No início você pode ler pausadamente, até encontrar o seu ritmo e a voz ideal. Com o tempo, você vai acabar se sentindo mais à vontade para improvisar e isso pode tornar a produção mais interessante.
Trilhas de fundo e vinhetas
Este recurso pode enriquecer bastante a experiência do seu áudio, mas não é uma obrigatoriedade. Se resolver utilizar trilhas e vinhetas, sugiro visitar primeiro os bancos gratuitos para não sair gastando dinheiro com essas primeiras experiências. Aqui estão alguns bancos com bons materiais:
Incompetech
FreePlayMusic
MusOpen
EpidemicSound
Na minha gravação utilizei uma vinheta criada direto no GarageBand, mas acrescentei algumas trilhas e efeitos:
Radio Noise 2
Niles Blues, de Kevin MacLeod
Hustle, de Kevin MacLeod
Edição
Testei o Audacity, que é gratuito, popular e completo, mas preferi fazer todo o trabalho no GarageBand que já vem no MacBook, porque queria algo mais simples. O Audacity tem uma interface pouco amigável para quem está começando, mas é uma ferramenta cheia de possibilidades. Como estou no início deste projeto, menos é mais!
Publicação
Optei por publicar no SoundCloud porque a experiência de consumo do áudio naquela plataforma é bem rica. Além do mais, este é um ambiente gratuito e super intuitivo, excelente para começar. Hospede seu arquivo de áudio por lá, espalhe o conteúdo utilizando os botões de compartilhamento deles ou copie o código (embed code) para incorporar em seu blog, site ou perfil no Medium, caso já tenha um. Em seguida, quando tiver produzido mais episódios, considere distribuir também pelo iTunes e pelo Google Play. Mas, é aquela história: uma coisa de cada vez!
Espero que goste e que possa ser útil de alguma maneira. Aguardo seus comentários! Já estou preparando o próximo episódio e seria muito bom contar com sua participação! Topa ajudar?
#DICA: Você pode aprender mais sobre este assunto no CURSO ONLINE GRATUITO com um passo a passo para desenhar o seu primeiro Curso Online.
Se você tem alguma dúvida, precisa de alguma ajuda para decolar com seu negócio de educação online ou quer ampliar a discussão sobre o tema, deixe seu comentário aqui no final página. E solicite adesão à nossa comunidade para receber dicas, materiais exclusivos e convites para webinars gratuitos que vão te ajudar a criar um negócio de educação online que faça sentido!