Quero fazer uma reflexão sobre rotina, disciplina e recorrência. Veja: fazer algo esporadicamente dá prazer, liberta, te conforta pela falta de compromisso, sendo que compromisso neste caso é obrigação. Neste cenário você produz conforme sua inspiração e pela força do desejo, não pela força do compromisso e da disciplina.

Mas, vou logo te dizendo: se você deseja realmente criar algo que transforme a si mesmo e ao seu entorno, seja lá qual for o seu objetivo com isso, seja recorrente. 

Não é por acaso que muita gente, mundo a fora, propaga os benefícios de se criar uma rotina, de se escrever todo dia, de ler diariamente. Tem até quem crie uma startup por dia, como exercício ou não.

Lembro de um querido professor, o publicitário João Dude, da Universidade Católica de Salvador, onde me graduei em Comunicação há um tempo atrás (não façamos as contas). Ele decretava ao final das aulas de criação: “vai lá, escreve 50 títulos para essa campanha e traz na semana que vem”.

Ora, 50 títulos em 7 dias, dá pouco mais que 7 títulos por dia – numa conta que até publicitário pode fazer. Se você for inteligente o bastante, vai dedicar um pouco da sua inspiração diária para fazer esse exercício e tirar de letra, em lugar de criar de modo espasmódico (correndo o risco de ser medíocre) apenas quando a inspiração chegar. O que geralmente só acontece, para nosso desespero, nos estertores do deadline.

Eu poderia ter seguido esse plano desde o início, mas só aprendi depois.


#DICA: Você pode aprender mais sobre este assunto no CURSO ONLINE GRATUITO com um passo a passo para desenhar o seu primeiro Curso Online.


Bem, voltando à minha proposta inicial…

Secretamente me impus o desafio de escrever algo todo dia. Veja: não é publicar algo todo dia, mas escrever algo diariamente, chova ou faça sol, seja bom ou ruim, faça ou não faça sentido, eu simplesmente tenho que escrever. E tenho cumprido esta disciplina, rigorosamente. Recomendo que você experimente fazer o mesmo! Se, dizem por aí, pensamento viram coisas, imagina só o que as palavras são capazes de criar?

Melhor domínio da linguagem: as palavras brotam da mente. Conexões, relações e as próprias ideias ficam acessíveis com muita facilidade. Isso vai fazer uma diferença enorme nos seus projetos pessoais, nos seus negócios e, eu arrisco a dizer, na sua vida.

Melhor compreensão do mundo à sua volta: ao dominar a linguagem, você organiza melhor as ideias e a sua forma de analisar o que te cerca. O vocabulário que importa é forjado de dentro para fora e determina a sua capacidade de interpretar o mundo ao seu redor. Dominar o modo como você lida com a linguagem te levará, por exemplo, a tomar decisões melhores, mais ligadas aos seus reais propósitos e valores.

Fortalecimento de si próprio: ao compartilhar suas ideias de modo recorrente, você se expõe. Ao se expor, você se liberta, se fortalece, cria uma casca dura que te permitirá alçar vôos mais altos. Se você escreve de vez em quando, se obriga a dar apenas o melhor a cada entrega e, por isso, pode acabar arriscando menos. Se você escreve de modo recorrente, pode cometer mais erros, escrever sobre coisas aparentemente ordinárias e que VOCÊ (às vezes apenas você) poderia julgar de menor valor. A qualidade vem, muitas vezes, da quantidade. Seja menos seletivo e permita-se dar vazão, mais livremente, às ideias que surgem em sua mente.

Fortalecimento das suas conexões: se você se expõe, você se humaniza, gera conversas e atrai o olhar das pessoas. Lembra que é daí que surgem as boas ideias? As suas melhores ideias serão fruto das conexões que você conseguir criar com as pessoas. Escrever de modo recorrente te dá a chance de ampliar essas conexões, fazendo um enorme bem a você mesmo e a todos que te cercam.

Esses benefícios se aplicam para qualquer papel que você desempenhe nesse momento: seja você um estudante, um educador, um empreendedor ou simplesmente um curioso. Não importa a sua área de atuação ou o tipo de projeto que você pretende criar, esses conselhos devem te ajudar a construir uma rotina mais produtiva!

Moral da história:

Se você acha que está atolado (ou atolada) demais para produzir, considere iniciar o seu dia escrevendo pela força de um compromisso renovado diariamente. Isto exige disciplina, mas é muito mais fácil e mais divertido do que parece. Em lugar de ser apenas mais uma tarefa banal, você estará investindo em sua capacidade de produzir mais, melhor e em muito menos tempo. Ou seja, eficiência máxima.

O resultado prático disso é tornar-se capaz de tirar suas ideias do papel com muito mais facilidade. Em vez de gastar tempo planejando demais como será o seu primeiro curso online, simplesmente escreva um texto da primeira aula. Depois você decide como produzir, como distribuir, que formato utilizar ou como fará para que o conteúdo interesse às pessoas.

Minha dica é essa: escreva diariamente!


#DICA: Você pode aprender mais sobre este assunto no CURSO ONLINE GRATUITO com um passo a passo para criar o seu primeiro Curso Online.


Se você tem alguma dúvida, precisa de alguma ajuda para decolar com seu negócio de educação online ou quer ampliar a discussão sobre o tema, deixe seu comentário aqui no final página. E solicite adesão à nossa comunidade para receber dicas, materiais exclusivos e convites para webinars gratuitos que vão te ajudar a criar um negócio de educação online que faça sentido!